Como surgiram as campanhas "mês e cor"?
- Educação e Teatro
- 12 de nov.
- 3 min de leitura
Você já deve ter percebido que alguns meses “vestem uma cor”: por exemplo, Outubro Rosa (cor rosa), Novembro Azul (cor azul), entre muitos outros. Mas por que isso acontece e como essa linguagem de cores se estabeleceu? E, mais ainda: qual o sentido disso para empresas, especialmente para áreas como SESMT e RH? Vamos abordar esses pontos o post de hoje.
Breast Cancer Awareness Month (Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama) surgiu nos EUA em 1985 em parceria entre a American Cancer Society e a então divisão de medicamentos da Imperial Chemical Industries.
A fita rosa foi introduzida em 1992, após experimentos anteriores, como por exemplo, a fita na cor pêssego.
Um exemplo mais amplo de mês temático: National Colon Cancer Awareness Month (Mês Nacional de Conscientização sobre o Câncer de Cólon). Nos EUA, em março, a cor símbolo é azul, o que foi estabelecido por proclamação presidencial em 2000.
No Brasil:
Outubro Rosa: no Brasil, o movimento “Outubro Rosa” foi instituído originalmente a partir de 2002, com a iluminação de monumentos, etc. A campanha nacional foi formalizada pela Lei nº 13.733/2018.
Novembro Azul: a campanha pela saúde do homem e prevenção do câncer de próstata chegou ao Brasil via o Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011.
Dezembro Vermelho: presente desde 2017 e instituído pela Lei nº 13.504, surgiu como uma campanha nacional de conscientização e prevenção contra o HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST's).
Em termos estratégicos, vamos conferir algumas utilidades dessas ações para setores diretamente envolvidos na elaboração dessas campanhas:

Embora a lógica de “mês e cor” seja uma boa referência, é fundamental que não a vejamos de forma rígida e inflexível, pois nem todos os temas se encaixam exatamente no mês que “oficialmente” tem uma cor como símbolo, já que internamente pode haver programações específicas, como aniversário da empresa ou campanhas sazonais em um calendário tradicional da instituição.
É importante lembrar também que a cor é um facilitador visual, mas o que realmente importa é a mensagem e uma ação que gere impacto: informações corretas verificadas por profissionais das áreas, engajamento genuíno e busca por resultados concretos (exames clínicos, mudanças no estilo de vida, cultura corporativa de cuidado).
As campanhas devem dialogar com o cliente interno da empresa: linguagem acessível, veículo de comunicação eficaz para os colaboradores e formatos de apresentação interativos — como palestras-show, jogos corporativos, simulações dramáticas — as linguagens que provocarem reconhecimento no público.
Importante: sempre que possível, avalie e mensure os resultados. Algumas perguntas norteadoras podem facilitar esse processo, como:
Quais ações foram adotadas?
Quantas pessoas participaram?
Qual mudança de comportamento foi verificada?
Dessa forma os temas deixam de ser “só ação de mês” e passam a fazer parte da rotina de cuidado da organização, o que pode impactar inclusive nos gastos com absenteísmo e afastamentos do trabalho.
Se a sua empresa deseja levar essas campanhas adiante de forma criativa, engajadora e eficaz — conte conosco. Somos especializados em palestras, jogos corporativos, oficinas, treinamentos e simulações de aprendizagem lúdica e informativa sobre saúde, segurança e bem-estar, sempre adaptadas à cultura da empresa. Assim, sua empresa transforma o "mês “temático” numa oportunidade de engajamento elevado, mudança positiva de comportamento e fortalecimento da cultura de segurança e bem-estar. Entre em contato para elaborarmos juntos um plano de ação sob medida. Estamos à disposição!
Referências:
Awareness campaigns: cores que promovem a saúde o ano todo – SAUDI. Disponível em: https://www.saudi.com.br/en/campanhas-de-conscientizacao-cores-que-promovem-a-saude-o-ano-todo/
Conheça qual é a origem da campanha do Novembro Azul – TakaUrologia. Disponível em: https://www.takanourologia.com.br/blog/de-onde-veio-a-campanha-do-novembro-azul/
Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dezembro-vermelho-campanha-nacional-de-prevencao-ao-hiv-aids-e-outras-infeccoes-sexualmente-transmissiveis-2/
Ministério da Saúde – Outubro Rosa. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama-2/




Comentários