Curiosidades sobre o Dia e a Semana da Enfermagem
- Educação e Teatro
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jun.
Na data de 12 de maio celebramos o Dia da Enfermagem, uma data marcada pela força, empatia e ciência do cuidado. O dia 12 de maio homenageia o nascimento de Florence Nightingale (1820), considerada a fundadora da enfermagem moderna, que revolucionou o atendimento hospitalar com seu olhar humanizado e técnico durante a Guerra da Crimeia.
No Brasil, a homenagem se estende à Semana da Enfermagem, comemorada de 12 a 20 de maio, unindo duas datas simbólicas:
12 de maio - nascimento de Florence Nightingale (1820 - 1910);
20 de maio - falecimento de Ana Néri (Anna Justina Ferreira Nery, 1814 - 1880), pioneira da enfermagem brasileira, que atuou voluntariamente na Guerra do Paraguai e tornou-se um ícone nacional da profissão.
Você sabia?
Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Brasil conta atualmente com mais de 2,8 milhões de profissionais de enfermagem, sendo:
642 mil enfermeiros,
1,6 milhão de técnicos de enfermagem,
529 mil auxiliares de enfermagem.
A tradição da Semana da Enfermagem representa o elo entre o surgimento internacional da enfermagem e sua consolidação histórica e humanitária no Brasil. É importante lembrar que além das enfermeiras e enfermeiros, há outras profissões envolvidas nessa atividade tão relevante para a sociedade. A seguir temos um quadro comparativo de profissionais da enfermagem e suas atividades principais:

Para o exercício de tantas atribuições que requerem habilidades e cuidados, torna-se imprescindível investir no desenvolvimento de habilidades humanas. Se você busca fortalecer sua equipe de enfermagem com soft skills, conte com a Corpo Ativa. Oferecemos treinamentos personalizados, com:
Palestras interativas,
Jogos colaborativos,
Simulações clínicas realistas.
Estes são alguns recursos elaborados para desenvolver competências como empatia, liderança, comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisão. Vamos transformar o cuidado em excelência? Entre em contato e leve essa vivência para sua instituição.
Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO: descrição dos cargos da saúde. Brasília: MS, 2020.
BRASIL. Conselho Federal de Enfermagem. Perfil da Enfermagem no Brasil: relatório final. Brasília: Cofen/Fiocruz, 2023. Disponível em: <https://www.cofen.gov.br/perfilenfermagem>. Acesso em: 11 de maio, 2025.
FERREIRA, Sílvia Helena; SILVA, Mônica. A história da enfermagem: das origens ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Cortez, 2021.
NIGHTINGALE, Florence. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. São Paulo: Cortez, 2005.
SEVERO, Marta. Ana Néri: a enfermeira voluntária da pátria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.




Comentários